Ser Religioso Marianista
Você tem perguntas?
Você tem respostas?
Você quer sentir-se chamado?
Quem somos?
Nós, religiosos Marianistas, queremos viver nossa vocação seguindo Jesus dentro da Igreja e em comunhão com toda a Família Marianista. A Companhia de Maria (Societas Mariæ, SM) é uma ondem religiosa da Igreja Católica, fundada pelo beato Guilherme José Chaminade junto com cinco jovens, em 1817. Atualmente, a Companhia de Maria possui um pouco mais de mil religiosos.
LER MAIS
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Quem somos?

Ao longo da vida do fundador, ou seja, quando ele ainda vivia, a Companhia de Maria, além da França, foi estabelecida na Suíça (1839) e Estados Unidos (1849). Posteriormente, estendeu-se à Alemanha, Itália e Espanha. Os marianistas franceses chegaram à Espanha em 1887. Fundaram o primeiro colégio em San Sebastián. No ano seguinte, fizeram o mesmo em Jerez de la Frontera e, posteriormente, em Vitória e Cádiz. Em pouco tempo, houve um grande crescimento, tanto de religiosos como de obras educativas.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Quem somos?

Depois, foi fundada no Canadá, Líbia, Magreb, nas ilhas Havaí e Japão. Já no século XX, os marianistas chegaram à América Latina, Ásia e África. As últimas fundações foram na Albânia, Cuba e Benin. Atualmente, os marianistas estão presentes em 36 países do mundo. Da província marianista da Espanha, dependem, na atualidade, as comunidades da Espanha, Brasil e Cuba.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Quem somos?

Nossa presença evangelizadora desenvolve-se principalmente na educação formal em escolas, colégios e universidades com alunos de todas as idades e classes sociais. Também estamos comprometidos com obras de educação não formal, atendendo crianças e jovens em programas de alfabetização, oficinas ocupacionais, nutrição e saúde. Além disso, assumimos paróquias, casas de espiritualidade e centros de promoção social.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Como é nossa vida

Para definir as diferentes dimensões de nossa vida, falamos de “Comunidade de Fé”, “Comunidade de Vida” e “Comunidade de Missão”. Nossa vida diária aglutina três realidades que não podem ser separadas. O sinal que nos identifica é o “Espírito de Maria”. Ela é a discípula, convertida em mãe dos discípulos. Maria nos estimula a seguir Jesus, o modelo de fé e de missão.

Nós, religiosos marianistas, expressamos nossa visão de Igreja através de nossa “Composição Mista” de religiosos leigos e religiosos sacerdotes. Em igualdade e paridade. Desejamos mostrar um modelo de Igreja integrador, plural e igualitário. É uma de nossos maiores originalidades, um dom fundacional que procuramos cuidar e enriquecer.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Como é nossa vida
COMUNIDADE DE FÉ

A fé é nossa resposta à vocação recebida. Fé é seguimento de Jesus: ser como Jesus, viver como Ele e tendo a origem Nele. A fé nos faz felizes e nos constrói como pessoas, filhos de Deus, movidos pelo Espírito, consagrados pelo Batismo e por nossa profissão religiosa. Vivemos a fé na vida crista, uma “fé do coração” que abrange toda a pessoa e nos faz olhar o mundo e a história com os olhos de Deus.

Confessamos esta fé diariamente, celebrando juntos a oração da Igreja (Laudes e Vésperas) e a Eucaristia, centro espiritual de nosso dia. Dedicamos também uma hora diária à oração pessoal. Este compromisso é muito importante e nos alimenta por dentro. Sem a hora diária de encontro com Deus, secaríamos espiritualmente.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Como é nossa vida
COMUNIDADE DE MISSÃO

Nós, religiosos marianistas, sentimo-nos em missão, com a marca específica do carisma: nossa missão é universal. Quer dizer que em uma comunidade há múltiplas formas missionárias: uns comprometidos no colégio ou na paróquia, outros na atenção à Família Marianista, outros em ações sociais no bairro; alguns são vistos escrevendo ou editando um livro, outros trabalhando no mundo digital ou na enfermaria. Sentimos a alegria e a responsabilidade de trabalhar ao serviço do Evangelho, na Igreja, para o mundo de hoje.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Como é nossa vida
COMUNIDADE DE MISSÃO

A presença dos marianistas na Espanha, Brasil e Cuba foi sendo adaptada às diferentes necessidades sociais, animando obras muito diversas, principalmente através da rede de 17 colégios marianistas da Espanha. A partir dos anos 60, os religiosos marianistas também foram chamados pelos bispos para assumir a animação de diferentes paróquias.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Como é nossa vida
COMUNIDADE DE MISSÃO

Outra obra marianista no campo da educação e da cultura é a SM: Edições SM e Fundação SM. É uma empresa com forte presença na Espanha e em outros oito países ibero-americanos, incluindo o Brasil, no âmbito das publicações escolares, da literatura infanto-juvenil e de livros religiosos. Os benefícios obtidos de sua atividade editorial são destinados à Fundação SM, para cumprir seus fins: apoio às pesquisas docentes, ajuda à formação do professorado, fomento da literatura infanto-juvenil e promoção de projetos socioeducativos.

Os religiosos, trabalhando em missão partilhada com os leigos, animamos toda esta grande obra de evangelização.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Como é nossa vida
COMUNIDADE DE VIDA

Queremos reviver cada dia a alegria da comunhão de vida: ter tudo em comum e partilhar o que somos e temos (Voto de Pobreza); amar-nos uns aos outros e abrir nossa casa como compromisso de acolhida e abertura a todos (Voto de Castidade); e estar disponíveis para ir aonde nos peçam, desinstalando-nos, abrindo novos caminhos (Voto de Obediência).

Aprendemos a ser irmãos. A comunidade é um dom que nos educa na entrega a todos, aceitando as diferenças como uma riqueza e um desafio. Nela vamos crescendo em fraternidade e em amizade. Porém, o mais importante é a fraternidade, porque nos unimos não pela afinidade, mas pela acolhida mútua acima das preferências.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Para chegar a ser religioso marianista

  1. O primeiro momento é perceber, de alguma maneira, o chamado de Deus e expressar o desejo e a vontade de ser religioso.
  2. O segundo é quando, com a orientação de um religioso, se estuda com serenidade se, efetivamente, Deus o chama por esse caminho. É o “Primeiro Discernimento”.
  3. O terceiro momento é o Pré-noviciado. É um ano em que se vive em uma comunidade marianista, para conhecer por dentro este tipo de vida e poder tomar uma decisão madura.
CONTINUAR
Quem somos?
Nossa vida
Passos a dar

Para chegar a ser religioso marianista

  1. O quarto passo, o mais importante, se chama Noviciado. Os que estão nesta etapa vivem em uma comunidade especial durante dois anos. Como responsável ou guia dela, há um religioso que ajuda os noviços a se prepararem com total decisão e profundidade a serem marianistas. Ao terminar os dois anos, se um jovem está convencido de que essa é sua vida, e a Companhia o confirma, realiza-se a Primeira Profissão, os primeiros votos (Pobreza, Castidade e Obediência).
  2. A seguinte etapa é a que vai desde os primeiros votos até os votos perpétuos ou definitivos. Inclui a realização de estudos civis e religiosos, assim como o discernimento para orientar-se ao sacerdócio ou à vida religiosa laical.
CONTINUAR

Você tem respostas?

Então, nós fazemos as perguntas.

COMEÇAR
Você se sente agradecido e admirado pelos pequenos detalhes de cada dia: a própria vida recebida, os dons e qualidades que recebemos, as experiências de amor e de profunda alegria, os gestos simples...?

CONTINUAR
Você se guia a partir de seus próprios desejos e da satisfação imediata dos mesmos, sendo incapaz de pospô-los em favor da ajuda a pessoas concretas ou pelo bem comum?

CONTINUAR
Você se fez alguma vez perguntas sobre você mesmo, sobre a vida, sobre Deus...? Você se perguntou sobre o sentido da sua vida?

CONTINUAR
Você deseja a plenitude de vida para todos, a solidariedade universal, a justiça, a ecologia, a paz...? Você se sente afetado pela dor dos demais?

CONTINUAR
Você crê que os aspectos mais importantes da vida: a amizade, o amor, a liberdade, a beleza... implicam um conhecimento e explicação estritamente científica e racional dos mesmos?

CONTINUAR
Você crê no Deus de Jesus, pai/mãe, que ama com amor eterno, que consola, que perdoa, que salva...?

CONTINUAR
Você se sente atraído por Jesus de Nazaré e sua Palavra, homem provocador, Deus encarnado, Senhor da Vida?

CONTINUAR
Você viveu a experiência do encontro pessoal com Jesus de Nazaré? Você se sente amado incondicionalmente por ele?

CONTINUAR
Alguma vez, na sua oração, você suscitou a pergunta: “Senhor, o que queres de mim?”.

CONTINUAR
Chama a sua atenção a alegria da vida fraterna e a generosidade missionária de uma comunidade religiosa concreta? Alguma vez, você se perguntou: “E eu, por que não?”.

CONTINUAR
Segundo as suas respostas, você sente que a vida religiosa o atrai de alguma forma? Quer compartilhar com algum religioso?
CONTATO
CONTATO
































































































VOLTAR
VOLTAR
CONTATO

Luis Fernando Crespo

Todo o mundo, que me conhece, me chama de Nano. Nasci em 1961. Sou religioso marianista desde 1983 e sacerdote desde 1992. Ao começar a faculdade, onde estudava Filologia Árabe, senti Jesus como aquele que vale a pena ser seguido, que dá consistência à vida, que chama para o centro, a partir do Evangelho, que convida à felicidade. Coloquei-me em contato com um religioso marianista e... Deus me concedeu o dom da vocação. Trabalhei como professor, com as fraternidades..., e agora, na Editorial SM. Se você quiser conversar, estou à disposição.
CONTATO
CONTATO

Rogelio Núñez

Nasci em 1970, em Almendrelejo (Badajoz), mas vivi a maior parte de minha vida em Madrid, onde conheci os religiosos marianistas. Comecei a sentir-me chamado a consagrar minha vida, a partir de minha experiência como catequista de jovens e do serviço voluntário aos mais pobres. Estudei Arquitetura e trabalhei como professor e ”pastoralista” na Educação Fundamental II e Ensino Médio. Para qualquer dúvida ou inquietude vocacional, ficarei encantado de poder atender você.
CONTATO
CONTATO

Iñaki Sarasua

Meu nome é Iñaki Sarasua. Nasci em 65 e professei meus primeiros votos aos 21 anos, em 1986. Recebi a Ordenação Sacerdotal em 1999. Tive a sorte de trabalhar em paróquias e também como professor em diferentes colégios, dedicado, sobretudo, em animar a pastoral. Reconheço que, nesta relação, recebo mais do que dou e, além disso, me ajuda a manter-me apaixonado e sempre em busca. Estou à disposição, esperando poder ser útil.
CONTATO
CONTATO

Daniel Pajuelo Vázquez

Oi, meu nome é Daniel, nasci em 1977 e sou religioso marianista desde 1998. Em 2013 fui ordenado sacerdote. Vivo a vida como uma busca contínua da Vontade de Deus, agradecendo-lhe por tudo o que recebo d’Ele e compartilhando com generosidade tudo o que sou e o tenho. Sou Engenheiro de Computação, trabalho como professor e ajudo os jovens em seu crescimento na fé. Se você quiser saber mais sobre mim, visite minha página. Se você necessita de apoio ou conselho, estou à disposição.
CONTATO
CONTATO

Vicente Benavent

Nasci em Valência em 1977. Sou antigo aluno do colégio dos marianistas nessa cidade, jogador da equipe de handebol, membro dos escoteiros do colégio. Estudei Administração e Direção de Empresas, sou religioso marianista desde 2008. Agora trabalho como professor no colégio que os marianistas possuem em San Sebastián (Donostia). Se você quiser conhecer a vocação marianista, não duvide em colocar-se em contato comigo.
CONTATO
CONTATO

Nacho Sánchez Galán

Sou de Cádiz e nasci em 1969. Aproveitei muito do meu colégio onde praticava futebol, basquete e vôlei. Na catequese, nos escoteiros e nos grupos de jovens, foi crescendo meu amor por Jesus Cristo e por Maria. Descobri a vocação marianista com 16 anos. Comentei com um sacerdote marianista do meu colégio e, depois de alguns anos, decidi ir ao noviciado. Fui professor em vários colégios em Madrid, Jerez e Cádiz. Desde alguns anos, sou sacerdote e sou muito feliz. Se você quiser comentar com alguém suas dúvidas sobre a vocação, escreva-me.
CONTATO

Você quer sentir-se chamado?

Aqui há algumas que podem lhe interessar

Indicadores
1.
2.
3.
4.
recargar admin